sexta-feira, 3 de outubro de 2008

No dia 15 de outubro, a partir das 19h, a pesquisadora Anita Simis lança na sede do Itaú Cultural, em São Paulo, a segunda edição de seu livro “Estado e Cinema no Brasil”, publicação que remontando a história do cinema nacional, privilegiando o aspecto político institucional. No evento, a autora fará uma palestra envolvendo temas ligados à publicação.

O livro, que foi premiado pelo programa Rumos Pesquisa Gestão Cultural 2007-2009 e nasceu da tese de doutorado em ciência política, defendida em 1993, na Universidade de São Paulo (USP), remontando a história do cinema nacional desde o fim do século XIX até o início do período sob o governo militar de 1964. Privilegiando o aspecto político institucional, a autora mostra a complexidade da relação entre Estado e Cinema no Brasil, estabelecendo uma comparação entre o período autoritário e o democrático, e desvenda porque o Estado brasileiro se organizou e o cinema não.

Anita Simis é professora doutora assistente no Departamento de Sociologia da Faculdade de Ciências e Letras e na pós-graduação da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Araraquara, São Paulo. Desenvolve pesquisas nas áreas de política cinematográfica, televisão, política cultural, rádio, produção independente, indústria cultural e cinema nacional. Atualmente é coordenadora da revista Estudos de Sociologia e secretária da União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura (Ulepicc).

Mais informações através do telefone (11) 2168 1777 ou no site do Itaú Cultural.

Nenhum comentário: